Seja bem-vindo
Novo Hamburgo,29/04/2024

  • A +
  • A -

Conselho da ONU alerta para risco de escalada da guerra, mas mostra divergências

infomoney.com.br
Conselho da ONU alerta para risco de escalada da guerra, mas mostra divergências

Objetos são vistos no céu acima de Jerusalém depois que o Irã lançou drones e mísseis contra Israel, em Jerusalém 14/04/2024 REUTERS/Ronen Zvulun

A reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU convocada no domingo para discutir os ataques com drone e mísseis do Irã contra Israel foi marcada por apelos para que que a tensão no Oriente Médio não passe por uma escalada. Mas não deixou de explicitar os diferentes pontos de vista sobre a crise.

Enquanto Israel e aliados como Estados Unidos, Reino Unido e a França condenaram a atitude de Teerã por ter ultrapassado uma linha divisória que poderia escalar o conflito, a Rússia e China destacaram que Israel provocou a retaliação iraniana ao bombardear o consulado do país em Damasco, no Líbano.

A sessão de emergência foi realizada após um pedido urgente de Israel após o que descreveu em uma carta como um “ataque direto” lançado pelo Irã de mais de 200 veículos aéreos não tripulados (drones), mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos contra Israel, “em clara violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional”.

Em uma carta separada, o Irã afirmou que realizou a série de ataques militares contra objetivos militares israelenses no exercício do direito inerente à autodefesa, conforme descrito no artigo 51 da Carta, e em resposta às recorrentes agressões militares israelenses, particularmente seu ataque armado em 1º de abril de 2024 contra instalações diplomáticas iranianas em Damasco.

O secretário-geral das Nações Unidas abriu a reunião afirmando que a paz e a segurança regionais, e até globais, estão sendo minadas a cada hora. “Agora é o momento de desanuviar e desescalar”, defendeu.

O secretário-geral disse que, de acordo com os últimos relatos, vários mísseis teriam atingido o território israelense. Um deles danificou uma instalação militar israelense no sul do país. E que, no geral, alguns civis ficaram feridos.

“É hora de sair da beira do abismo”, afirmou, enfatizando a necessidade vital de evitar qualquer ação que possa levar a grandes confrontos militares em várias frentes no Oriente Médio.

Quando a palavra foi aberta para discussão, as opiniões se dividiram. Vários delegados, entre eles, os representantes da Coreia do Sul, Moçambique, Serra Leoa, Argélia, Equador, Japão, Suíça e Malta alertaram contra a aceleração da espiral de violência na região, apelando a todas as partes para que exerçam a máxima contenção.

A Eslovênia condenou tanto o ataque de Israel contra o consulado iraniano como os ataques retaliatórios de Teerã contra Israel, sublinhando que a sequência destes eventos ameaça escalar para um conflito mais amplo de “alcance imprevisível”.

EUA, Reino Unido e França

Já o representante dos Estados Unidos condenou veementemente o ataque “sem precedentes” a Israel por parte do Irã e dos seus representantes militantes, cuja intenção era “causar danos significativos e morte”.

Para ele, o Conselho não deve deixar que as ações do Irã fiquem sem resposta, acrescentando que, durante demasiado tempo, o Irã violou flagrantemente as suas obrigações legais internacionais ao armar o Hezbollah, armar, facilitar e permitir ataques houthis e transferir drones para a Federação Russa.

“Além disso, o Irã foi cúmplice do ataque de 7 de outubro contra Israel, pois forneceu financiamento e treinamento significativos para a ala militar do Hamas e, portanto, contribuiu para a atual crise em Gaza”, disse o representante americano.

O porta-voz da França também condenou o ataque lançado pelo Irã contra Israel, afirmando que Teerã “cruzou um novo limiar em sua ação desestabilizadora, arriscando uma escalada militar”. Seu homólogo do Reino Unido disse que a escala e a natureza do “ataque hediondo representava graves riscos para a segurança e a estabilidade dos cidadãos em todo o Oriente Médio.

Rússia e China

Entretanto, o representante da Federação Russa observou que, embora o Secretário-Geral tenha reagido imediata e publicamente e condenado as ações do Irã, não se propôs informar o Conselho em 2 de Abril, quando foi convocada uma reunião de emergência sobre os ataques israelitas contra as instalações consulares em Damasco.

Ele pediu ao chefe da ONU que seja mais ativo em relação a “temas não menos turbulentos” no Oriente Médio, incluindo os ataques regulares de Israel contra a Síria e o Líbano.

O delegado da China descreveu o ataque de 1º de abril às instalações diplomáticas do Irã na Síria como uma grave violação do direito internacional e uma violação da soberania de ambos os países. Ele observou a declaração do Irã de que sua ação militar foi uma resposta à agressão de Israel contra suas instalações diplomáticas e “o assunto pode ser considerado concluído”.

Israel

O representante de Israel, por sua vez, lembrou que o ataque do Irã foi lançado de seu solo, bem como do Líbano, Iêmen, Síria e Iraque. Ele disse que seu país pediu repetidamente ao Conselho que tomasse medidas concretas contra Teerã, alertando que “suas ambições hegemônicas de dominação global devem ser interrompidas antes que conduza o mundo ao ponto de não retorno, que seria uma guerra mundial”.

Segundo ele, o mundo assistiu a uma escalada sem precedentes, servindo como a prova mais evidente do que acontece quando os avisos não são ouvidos. Ele disse ainda que a estratégia de Teerã tem sido cristalina, ao financiar e treinar representantes terroristas estrangeiros em todo o mundo para executar seu esquema “assassino de dominação”. No entanto, ele ressaltou que o mundo está “silencioso” há anos.

The post Conselho da ONU alerta para risco de escalada da guerra, mas mostra divergências appeared first on InfoMoney.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.