Seja bem-vindo
Novo Hamburgo,30/04/2024

  • A +
  • A -

Julgamento que pode cassar senador aliado de Bolsonaro é suspenso pela 2ª vez no TSE

infomoney.com.br
Julgamento que pode cassar senador aliado de Bolsonaro é suspenso pela 2ª vez no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, pela segunda vez, o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Jorge Seif(PL-SC), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Iniciada no dia 4 de abril e retomada na noite de terça-feira (16), a sessão foi interrompida novamente por causa da ausência de um dos ministros do tribunal, Floriano de Azevedo Marques, relator do caso. Ele alegou problemas envolvendo “doença na família” e não compareceu ao plenário.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, chegou a abrir a sessão com a leitura da ata da reunião anterior da corte, mas logo comunicou a ausência de Azevedo Marques. Até o momento, não há data definida para a retomada do julgamento.

Absolvido no TRE-SC

Seif, que Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura no governo anterior, foi absolvido no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), mas foram apresentados recursos ao TSE, que agora se debruça sobre o caso.

A instância máxima da Justiça Eleitoral analisa um recurso da coligação Bora Trabalhar, formada por União Brasil, PSD e Patriota. Os partidos contestaram a decisão do TRE-SC de absolver Seif e seus suplentes – Hermes Klann e Adrian Rogers Censi – das acusações de abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

A ação também atinge os empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, que era o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SC), na época. O senador nega qualquer irregularidade.

As acusações contra Seif

No recurso apresentado ao TSE, a coligação Bora Trabalhar alega que o senador do PL catarinense teria utilizado aeronaves da Havan, de Luciano Hang, para se deslocar no estado e participar de eventos de campanha.

De acordo com os três partidos, Seif teria se beneficiado pelo uso de estrutura material e pessoal das lojas Havan para veiculação de campanha, além do financiamento ilegal de propaganda em evento no município.

Ao TSE, a coligação pediu a cassação da chapa e a retotalização dos votos, com a declaração de eleito para o segundo colocado na disputa do pleito de 2022, o ex-governador de Santa Catarina Raimundo Colombo (PSD).

Saif foi eleito senador com 1.484.110 votos, o que correspondeu a 39,79% dos votos válidos no estado. Colombo, por sua vez, obteve 608.213 votos (16,3%).

MPE pede cassação do mandato

Em manifestação ao TSE, o Ministério Público Eleitoral defendeu a cassação do mandato do senador, ao contrário do que havia ocorrido na primeira instância. Segundo o órgão, teria havido “uma simbiose no tratamento de marketing e de uso de bens empresariais entre Luciano Hang empresário e Luciano Hang cidadão”.

O vice-procurador Alexandre Espinosa afirmou que ficou evidenciado o abuso de poder econômico na eleição. Apesar de o TRE-SC ter entendido que não houve gravidade na conduta praticada por Seif, Espinosa entendeu que “é inconteste” o uso de aeronave da empresa pelo candidato com finalidade eleitoral.

Espinosa citou, ainda, o fato de Seif ter sido acompanhado por Hang em vários eventos de campanha, além de o empresário ter utilizado os canais oficiais de comunicação da Havan para a divulgação da agenda do candidato.

O vice-procurador também citou como exemplos os processos de cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Brusque (SC), José Ari Vequi e Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2020.

The post Julgamento que pode cassar senador aliado de Bolsonaro é suspenso pela 2ª vez no TSE appeared first on InfoMoney.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.