Seja bem-vindo
Novo Hamburgo,30/04/2024

  • A +
  • A -

Alívio das sanções ao petróleo da Venezuela está em risco, diz Estados Unidos

infomoney.com.br
Alívio das sanções ao petróleo da Venezuela está em risco, diz Estados Unidos

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro (REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria)

(Reuters) – O governo Biden sinalizou que pode reimpor sanções petrolíferas à Venezuela na quinta-feira (18), em resposta ao que as autoridades norte-americanas consideram o fracasso do presidente Nicolás Maduro em cumprir seus compromissos com eleições livres e justas este ano.

A menos que Maduro faça concessões de última hora, os EUA deixaram claro que não é provável que renovem uma licença de seis meses que garantiu ao membro da Opep alívio parcial das sanções a partir de outubro, após um acordo eleitoral firmado entre o governo e a oposição venezuelana. Ele expira logo após 1h de quinta-feira (horário de Brasília).

Nos últimos meses, Washington ameaçou repetidamente restabelecer as medidas punitivas sobre o setor vital de petróleo e gás da Venezuela, a menos que Maduro cumprisse suas promessas, inclusive permitindo que a oposição apresentasse o candidato de sua escolha contra ele na eleição de 28 de julho.

O governo de Maduro cumpriu alguns dos termos do acordo, assinado em Barbados.

A retirada do elemento mais significativo do alívio das sanções dos EUA marcaria um grande retrocesso na política de reengajamento do presidente dos EUA, Joe Biden, com o governo de Maduro.

No entanto, espera-se que o governo Biden não retorne totalmente à campanha de “pressão máxima” realizada durante o governo do ex-presidente dos EUA Donald Trump, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

O que pesa na decisão dos EUA são as preocupações sobre se a reimposição de sanções ao setor de energia da Venezuela poderia estimular o aumento dos preços globais do petróleo e elevar o fluxo de imigrantes venezuelanos para a fronteira EUA-México, enquanto Biden faz campanha para a reeleição em novembro.

“Deixamos muito claro que, se Maduro e seus representantes não implementassem totalmente seus acordos no âmbito do acerto de Barbados, imporíamos novamente as sanções, e eu diria apenas para ficarem atentos”, disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA Matthew Miller, em uma entrevista em Washington na terça-feira. Ele não quis entrar em detalhes.

O governo de Maduro reagiu repetidamente desafiando as advertências de Washington.

“As empresas internacionais continuam vindo para a Venezuela”, afirmou o ministro do Petróleo da Venezuela, Pedro Tellechea, em Caracas. “Com ou sem sanções, a Venezuela será respeitada.”

As exportações de petróleo da Venezuela em março atingiram o nível mais alto desde o início de 2020, com clientes acelerando para concluir as compras antes do possível retorno das sanções, informou a Reuters este mês.

The post Alívio das sanções ao petróleo da Venezuela está em risco, diz Estados Unidos appeared first on InfoMoney.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.