Seja bem-vindo
Novo Hamburgo,17/05/2025

  • A +
  • A -

CPI da Interferência das Agências Americanas no Brasil é Proposta e Pode Abalar a República


CPI da Interferência das Agências Americanas no Brasil é Proposta e Pode Abalar a República

A Câmara dos Deputados está prestes a analisar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a atuação de agências americanas no Brasil e o financiamento de Organizações Não Governamentais (ONGs) brasileiras. De acordo com os proponentes, essas instituições teriam recebido recursos do governo dos Estados Unidos com indícios de interferência em processos eleitorais no país.


A polêmica ganhou força após declarações do ex-secretário americano Mike Benz, que afirmou: "Se não existisse a USAID, Bolsonaro ainda seria presidente". Essa declaração levantou sérias preocupações sobre possíveis ingerências externas no sistema político brasileiro e reforçou a necessidade de investigação.


O requerimento da CPI foi apresentado pelo deputado Gustavo Gayer e, em poucas horas, já contava com mais de 50 assinaturas de parlamentares. Para que a CPI seja instaurada, são necessárias 171 assinaturas.


A investigação promete trazer à tona questões relacionadas a um possível esquema de censura e violações de liberdade de expressão durante e após as eleições de 2022. Caso avançe, essa CPI pode provocar grandes repercussões políticas e institucionais, impactando diretamente a estabilidade do país.


O debate sobre a influência estrangeira no Brasil tem se intensificado nos últimos anos, e a criação dessa CPI pode representar um marco na relação do Brasil com organismos internacionais. Parlamentares e especialistas aguardam os próximos passos da tramitação, que poderão definir o futuro dessa investigação.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.